Turismo

Turismo

A freguesia de Valada possui uma área de 42,3 km2 e está situada em plena planície ribeirinha do rio Tejo. Para além da sua sede de freguesia, envolve as povoações de Porto de Muge, Reguengo e Palhota, contando com cerca de 900 habitantes.

 

Com o Tejo e os campos da lezíria como cenário de fundo, Valada é o local ideal para desfrutar de uma tarde bem passada à beira-rio ou a praticar desportos náuticos. O Parque de Merendas e a fluvina são duas das infraestruturas que dão apoio às atividades desportivas e de lazer que Valada oferece.​​

 

A aldeia da Palhota, uma das últimas aldeias avieira do país, é uma aldeia típica de pescadores, onde existem algumas casas de madeira,  tipo palafitas e que necessita de uma intervenção na sua reordenação. O rio Tejo é uma das nossas mais valias, que nos confere uma beleza natural rara de encontrar e que propicia a prática de desportos náuticos, os passeios de barco no rio, entre outras atividades náuticas.

 

O ex-líbris da freguesia é o Rio Tejo, com o seu espaço envolvente de grande beleza, a sua praia fluvial parque de merendas e parque de campismo. Lugar de encontro, por excelência, dos forasteiros que visitam a freguesia.

 

Como património, Valada orgulha-se da sua igreja datada do ano de 1211, no reinado de Dom Afonso II.

Foi restaurada em 1962, tendo como padroeira Nossa Senhora da Espectação do Ó.

 

Em Porto de Muge existe a Ponte Rainha Dona Amélia, notável obra de engenharia, inaugurada a 14 de Janeiro de 1904 por Sua Majestade o Rei Dom Carlos I. Esta ponte construída para o movimento ferroviário, foi desactivada e, presentemente, está adaptada para o tráfego rodoviário.

 

A Palhota é uma aldeia típica de pescadores, construída com casas de madeira, tipo palafitas, cuja origem se perde nos tempos. Nesta aldeia chegou a viver Alves Redol, grande escritor português que muito escreveu acerca do Tejo e das suas gentes.

 

No capítulo das artes e desporto destaca-se o ciclista Alfredo Trindade, natural desta localidade, vencedor da Volta a Portugal em Bicicleta em 1932 e 1933, além dos cavaleiros tauromáquicos Dr. Fernando Salgueiro, seu neto João Salgueiro e agora seu bisneto João Salgueiro da Costa.

 

De destacar o campo de futebol, pertença do Ribatejano Futebol Clube Valadense. 

 

Provas de motonáutica, hoovercraft e canoagem são alguns dos desportos náuticos praticados no Rio Tejo.

 

Através dos tempos mantêm-se inalteráveis as romarias a Valada, dos populares circunvizinhos, na tradicional Quinta-Feira da Ascensão.

 

Na gastronomia destacam-se como pratos regionais, o ensopado de enguias e o torricado.

 

LOCAIS A VISITAR

• Igreja Paroquial de Valada

• Ponte Rainha D. Amélia

• Parque de Merendas de Porto de Muge

• Parque de Merendas de Valada

• Aldeia Avieira da Palhota

 

EVENTOS ANUAIS 

• Feriado Local é Quinta-Feira da Ascensão

• Festa anual do Ribatejano Futebol Clube Valadense (Agosto)

• Festival de Folclore (Julho)

• Festa Branca (Final de Agosto)

• Recriação dos tempos Antigos

• Recepção do Cruzeiro do Tejo da Nossa Senhora Avieira

821

Habitantes

42,17

Área/km2

19,5

Habitantes/km2